Planejamento Previdenciário

soluções

Planejamento Previdenciário

Um bom planejamento previdenciário é imprescindível para que o segurado se prepare adequadamente para aposentadoria. Principalmente, quando consideramos que a legislação previdenciária é complexa e os processos de concessão de benefícios, em geral, são burocráticos e demorados.

O mais importante é estar bem informado. Assim, conhecer as regras de cálculo dos benefícios, os requisitos para sua concessão e regras sobre as contribuições previdenciárias são imprescindíveis para um bom planejamento previdenciário.

Não existe formula mágica, pois inúmeros fatores podem interferir no planejamento previdenciário, mas, de uma forma geral, existem certos princípios que merecem atenção especial e, se seguidos, garantirão maior segurança ao segurado.

 

Outro ponto importante é que o segurado comece a planejar a sua aposentadoria o mais cedo possível e por meio de compromisso sério de reservar parte da sua renda para ser usada no futuro.

Algumas pessoas pensam que a possibilidade de mudanças na legislação inviabiliza o planejamento previdenciário. O que não é verdade, pois um bom planejamento deve considerar a possibilidade de haver mudanças na lei e se adaptar a elas caso realmente venham ocorrer. É como o marinheiro que vai se adaptando às condições do mar para que consiga chegar ao seu destino.

Quando se fala em Previdência a palavra de ordem é planejamento. Somente assim o segurado receberá uma aposentadoria dentro de suas expectativas e evitará surpresas e contratempos ao requerer o seu benefício.

Vantagens de um bom Planejamento Previdenciário

Saber o momento ideal para se aposentar:

Sob o aspecto do valor do benefício existe um momento em que este atinge o seu valor ideal. Assim, não é interessante que o segurado se precipite em requerer o seu benefício antes da hora e nem que postergue demais a aposentadoria.

Planejar o valor das contribuições:

Em determinadas situações em que é permitido ao segurado optar pelo valor da sua contribuição é importante que ele faça as contas e verifique qual o valor ideal das suas contribuições previdenciárias. O objetivo aqui é equilibrar o valor das contribuições com o retorno que elas gerarão no valor do futuro benefício.

Melhorar o valor da aposentadoria:

É possível que o segurado atue de forma proativa para que o benefício represente as expectativas por meio de um bom planejamento previdenciário.

Optar pelo melhor benefício:

Em muitos casos é possível que o segurado possa optar por diversos tipos de benefícios. Conhecer as regras de concessão e de cálculo podem ser de extrema utilidade neste caso.

Planejamento previdenciário em regimes previdenciários diversos:

Trabalhadores que possuem mais de um emprego em regimes previdenciários diferentes (por exemplo: médico autônomo que, também, é professor efetivo em universidade federal) podem somar os diversos tempos de contribuição e se aposentar em um dos regimes ou obter uma aposentadoria em cada um dos regimes a que está submetido. Nesse caso, o planejamento ajuda o trabalhador a fazer a melhor opção. 

Organização da documentação com antecedência:

Para que não haja atrasos na concessão do futuro benefício.

Simulação de tempo de contribuição e renda:

Conhecer a sua situação previdenciária atual ajuda o segurado a planejar melhor o futuro.

Possibilidade regularizar e averbar tempo de contribuição com antecedência, tais como:

Recolhimento de contribuições previdenciárias em atraso, reconhecimento de tempo trabalhado sem carteira de trabalho assinada, averbação de tempo de aluno aprendiz, inclusão de tempo ou salário-de-contribuição reconhecidos em ação trabalhista, averbação de tempo de trabalho rural e de tempo especial (insalubre).

Análise personalizada

Entendemos que uma análise personalizada do histórico laboral e das contribuições do cliente é essencial para um bom planejamento previdenciário.

Por isso fazemos questão de garantir a cada cliente um atendimento personalizado e focado nas suas necessidades e expectativas.

 

Atuação proativa

O conhecimento dos procedimentos, burocracias e entendimentos do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS e da Justiça nos permite planejar a sua aposentadoria com mais segurança.

Conhecimento da sistemática de cálculo dos benefícios previdenciário

Utilizamos de modernos sistemas de cálculo previdenciário e de toda a nossa expertise na área para garantir que o planejamento da sua aposentadoria seja feita de forma precisa e de acordo com sua expectativa. 

Leitura Recomendada

Como aumentar o tempo de contribuição no INSS e aposentar mais cedo

Como aumentar o tempo de contribuição no INSS e aposentar mais cedo

Uma forma importante de planejamento previdenciário é a averbação de tempos de contribuição e recolhimentos previdenciários não constantes no cadastro do segurado junto à Previdência Social. Fazer tal verificação com antecedência garante ao trabalhador a possibilidade...

3 dicas para planejar a sua aposentadoria

3 dicas para planejar a sua aposentadoria

Um bom planejamento previdenciário tem como principal objetivo garantir liberdade financeira em momentos de adversidades. A lógica é simples: poupar agora para usufruir no futuro. Atingir a tão sonhada liberdade financeira exige um comprometimento muito grande mas os...

Ainda com dúvidas de

como planejar a sua aposentadoria?

FAÇA UMA VISITA

Av. Rio Branco, 1871 / 1006

ligue para nós

(032) 3212-1730

envie sua mensagem

atendimento@alexguerra.net

Fale conosco por WhatsApp